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sábado, 24 de julho de 2010

DICAS DE LIVROS - 2...

***
> Texto da contracapa:

Era uma vez um menino que queria ter um veleiro.
Este menino encontrou um lendário marinheiro que o ensinou a velejar, a observar o ritmo da natureza, a ir encontrando as formas de se harmonizar com os ventos e com o movimento do mar para chegar ao seu destino.


No processo ele foi descobrindo as relações e aplicações que estes conhecimentos tinham para sua própria vida. Este menino é Richard Bode, o autor de Velejando com a Vida.

Com generosidade e sabedoria, o homem adulto escreve para compartilhar o sabor de sua experiência náutica e a riqueza de suas descobertas existenciais.

“Uma beleza de livro sobre a vida e sobre como encontrar o rumo através das dificuldades, com o vento enfunando as velas.” - Bernie Siegel, autor de Amor, Medicina e Milagres.
“Que livro maravilhoso!... Pura alegria.” Walter Cronkite.
“Um livro inspirador... Richard Bode usa sua paixão por velejar como uma metáfora para as marés da vida.”Publishers Weekly.

* * *
> Texto da contracapa:

Como viver a boa vida
Traduzido do latim por Lúcia Rebello e Itanajara Neves
Introdução de Lúcia Rebello

“Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.
“Então, caro Lucílio, procura fazer aquilo que me escreves: aproveita todas as horas; serás menos dependente do amanhã, se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas, Lucílio, nos são alheias, só o tempo é nosso.”
(trecho da carta 1, “Da economia do tempo”)

As cartas de Sêneca (4 a.C.?-65 d.C.) a Lucílio são consideradas por muitos a obra-prima do filósofo latino. Escritas entre os anos 63 e 65, compreendem 124 textos, dos quais 29 foram reunidos no presente volume. Como em toda a obra do autor, encontramos aqui a defesa dos ideais estóicos de renúncia aos bens materiais e da busca da tranqüilidade da alma por meio do conhecimento e da contemplação.

Irônico, prático, sempre lançando mão de elementos epicuristas, Sêneca afirma que a sabedoria e a virtude são a meta da vida moral – único bem imortal que possuem os mortais. Para combater os males do mundo, o filósofo propõe um heroísmo passivo, segundo o qual cada ser humano deve tomar as rédeas da própria vida se quer, enfim, ser verdadeiramente livre.

* * *

> Texto da contracapa:

“Uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendências da moda, de doenças ou de padrões de comportamento, como a prática de crimes.”USA Today.


Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?

Neste livro – que já vendeu 5 milhões de exemplares em todo o mundo e está há mais de 200 semanas na lista de best-sellers do
New York Times Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais desse tipo: vê-los com epidemias. “Idéias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus”, diz o autor. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram – ou se acabam – é o que ele chama de o Ponto da Virada.Esse instante crítico surge com mudança que, embora pequenas, surtem um efeito extraordinário. Mas nem sempre as novidades contagiantes são benéficas. Basta pensar na epidemia de suicídios que arrebatou adolescentes na Micronésia por uma década depois que um jovem rico e carismático tirou a própria vida.

Partindo dessa tremenda influência que sofremos do meio, Gladwell pergunta: por que algumas epidemias que poderiam ser “boas” não emplacam, com é o caso da campanha antitabagista entre os jovens? Sua resposta é que as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E aqui ele nos mostra como identificar e até construir esses estímulos.

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