> Grato ao amigo Luis Sérgio, pela sugestão da Postagem.
Matéria extraida de:
(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/afp/2010/07/07/aviao-experimental-que-funciona-com-energia-solar-inicia-voo-historico.jhtm)
Avião experimental que funciona com energia solar inicia voo histórico

Um avião experimental que funciona com energia solar decolou no início da manhã desta quarta-feira (7) de um aeródromo na Suíça para um voo de 25 horas, um teste da capacidade do aparelho de voar à noite, após ter as baterias carregadas durante o dia.

O Solar Impulse partiu da pista em Payerne, região oeste da Suíça, alcançando 35 km/h antes do piloto Andre Borschberg executar a operação de decolagem às 6H51 (1H51 de Brasília) para um voo que deve durar 25 horas.

O avião tem como única fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos, com potência de 10 CV cada. Também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 kg.

O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia, com um primeiro voo de sucesso em 7 de abril e outros 10 desde então. Agora precisa ser aprovado no teste noturno, para testar a capacidade das baterias de serem carregadas suficientemente durante o dia e alimentar o avião durante horas sem sol.
Saiba como será a trajetória do avião:
Avião solar pilotado por 'Bertrand Piccard' decola na Suíça
***
> Para incrementar o Post acrescentei ainda, a matéria que se segue:
Postado por Mario Queiroz, em seu Excelente Blog: "VOAR NEWS - AVIAÇÃO E DEFESA"
(http://voarnews.blogspot.com/2009/06/qatar-airways-encomenda-24-airbus-320.html)
Solar Impulse - Unveiling
Após cinco anos de desenvolvimento e pesquisa, o ambicioso projeto do aventureiro Bertrand Piccard será apresentado ao público no próximo dia 26. Estamos falando do Solar Impulse, uma aeronave movida a
energia solar que pretende dar a volta ao mundo sem nenhuma parada.

O desafio não é nada simples. Piccard, que tentou dar a volta ao mundo num balão há alguns anos, precisou criar um avião
gigantesco, que tem a mesma envergadura de um Airbus A330, mas pesa o mesmo que um automóvel – apenas 1 600 kg – e tem motores com a potência de uma pequena moto. As asas e estabilizadores horizontais, por exemplo, são todas cobertas por células solares que captarão a energia elétrica utilizada pelos quatro minúsculos motores.

O grande problema, no entanto, será a fase em que o HB-SIA,
como é chamado o aparelho, voará à noite. Para isso, quatro baterias de lítio serão necessárias para armazenar eletricidade enquanto não há captação do Sol. Como só é capaz de voar a 70 km/h,
o Solar Impulse levará cerca de 36 horas para dar a volta no globo terrestre.


O primeiro voo de teste está previsto para o final deste ano, mas a equipe de Bertrand Piccard ainda não divulgou a data da primeira tentativa de bater o recorde.
Solar Impulse - Andre's First Flight
Nenhum comentário:
Postar um comentário