O clássico erro da New Coke
Matéria extraida do excelente Blog:
Qualquer
"apanhado" de Erros de Marketing que se preze tem que mencionar esse
deslize e não será diferente com esse blog.
Vamos relembrar o caso da New Coke?
Vamos relembrar o caso da New Coke?
Em
1985, em meio a uma forte ameaça de perder mercado para a Pepsi, a
presidência da Coca-Cola decidiu tomar uma medida drástica: substituir o
seu produto mais vendido por uma nova fórmula, supostamente melhor.
Obviamente
a mudança foi acompanhada de uma série de pesquisas que afirmavam que,
em testes cegos, a preferência pela nova bebida era praticamente
unânime. Mas... no teste da vida real o consumidor reagiu de forma
diferente e começou a pedir a sua antiga Coca-Cola de volta.
E enquanto isso, a Pepsi fazia propagandas dizendo que tinha vencido a "batalha das colas", já que a Coca tinha apelado para uma mudança de produto, assumindo que não era o melhor.
E enquanto isso, a Pepsi fazia propagandas dizendo que tinha vencido a "batalha das colas", já que a Coca tinha apelado para uma mudança de produto, assumindo que não era o melhor.
Após
3 meses, em meio a uma situação mais que delicada, a Coca trouxe seu
produto original de volta às prateleiras, agora renomeada de Coke
Classic, mantendo a New Coke como extensão de linha. Não demorou muito e
as vendas da New Coke já não era mais expressivas versus o produto
original (leia mais sobre esse caso aqui ou aqui).
Esse
acontecimento é uma prova de que nem sempre as pesquisas conseguem
determinar o que realmente vai acontecer no mercado. É preciso ter
cautela para fazer mudanças tão significativas em produtos que têm uma
grande lista de consumidores "apaixonados pelo produto" como a Coca.
A
coca reagiu rápido e pagou caro pelo erro, mas conseguiu reverter a
situação. Ainda bem que eles não tiveram a brilhante idéia de relançar o
produto original como "Old Coke". :-)
É errando que se aprende.
Bom dia
ResponderExcluirClark, agradeço o seu cuidado em pedir autorização para utilizar a fotografia, infelizmente mão há muita gente com esse cuidado.
É claro que pode utilizar.
Abraço
Jorge Soares