banner

Tenham todos uma ótima semana!!!
[LOCALIZADOR DE PÁGINAS]

domingo, 14 de agosto de 2011

MINI BAJA - 1º Parte... By Aristeudes!

***

Bem amigos, embora o Blog tenha se tornado bastante eclético, com relação as matérias que buscamos desenvolver e publicar, tenho tentado me manter fiel a principal razão da exitência do mesmo, sempre focando estórias e aventuras relativas aos colegas aqui da empresa onde trabalhamos e cujo nome procuro omitir propositadamente, até para evitar questões desnecessárias.
----------o----------
Bom... Esta é mais uma matéria de data retroativa, pois fala de eventos ocorridos há alguns anos atrás. São registros importantes cedidos pelo nosso amigo Aristeudes (Engenharia), de um tempo em que partipou ativamente, no projeto e execução de um Mini Baja - Um carro desenvolvido inteiramente nos laboratórios e oficinas da Universidade de Taubaté e cujo objetivo foi competir com outras 97 universidades (incluindo uma dos Estados Unidos).
                                            ----------o----------

Devido a grande quantidade de registros feitos pelo amigo Ari, mesmo fazendo uma boa seleção decidi que seria melhor dividir essa postagem em uma série.
Chamarei essa primeira parte de: "Os primeiros passos".



























































Estas são as fotos dos primeiros estágios de fabricação do Mini Baja...
Claro que todos trabalhos realizados pelos alunos da Universidade, foram devidamente coordenados, orientados e monitorados.
Professores experientes assessoraram a equipe construtora do Mini Baja, do início ao fim.
















Muitas pessoas estiveram envolvidas direta ou indiretamente no longo período de elaborações, contribuindo de alguma forma para que a coisa toda se tornasse uma realidade

Fica então, uma breve e singela homenagem a todo grupo acadêmico, bem com as pessoas da secretaria que compreenderam e apoiaram os esforços dos alunos nessa empreitada.                          
                                               ----------o----------



Muitas reuniões e decisões importantes foram feitas para direcionar a equipe no sentido de estabelecer critérios para essa tarefa.
A fabricação do Mini Baja, propriamente dita, levou cerca de um ano, o que demandou muitas noites mal dormidas de toda a equipe, pois precisaram dedicar parte de suas vidas estudandis em prol de um trabalho paralelo.



 












Para se ter uma vaga idéia do profissionalismo, seriedade e dedicação como todos estavam tratando esse evento, a Universidade de Taubaté, nas pessoas de seus Docentes, levaram os alunos até a Lincoln Electric do Brasil , para fazerem um curso de soldas.

Eu diria que pelas muitas fotos, que me foram disponibilizadas, só a parte do Curso oferecido pela Lincoln Electric do Brasil , já caberia bem uma postagem a parte, mas procurei não me desvirtuar do roteiro inicial... A fabricação do Mini Baja! 

















































 







 











Este curso de soldagem, foi certamente uma das etapas mais significativas para o bom andamento do processo, afinal todo o esqueleto do carro e alguns outros elementos mecânico foram soldados... Imaginem o resultado disso sem o devido preparo, seja em termos de conhecimentos práticos ou teóricos. 

Fim da primeira parte... Mas continua!!!
To Be Continued... To Be Continued... To Be Continued...

5 comentários:

  1. Que bela coincidência! Me fez lembrar de muito tempo atrás, quando estudei na UNITAU e também participei da elaboração de um equipamento - Nada tão grandioso quanto o Mini Baja, mas foi bem bacana.
    Parabéns pela postagem e pelo blog - muito bom!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveriam dar mais atenção e oportunidades aos alunos que se destacam e/ou fazem parte de trabalhos desse nível. O Brasil desperdiça muitos talentos por falta de incentivo e principalmente falta de interesse.

    ResponderExcluir
  3. Tem muita galerinha esperta espalhada pelo mundo. Nem todo jovem esta na vida pra zoar. "Sexo, droga e rock'n roll" é uma expressão que ainda mexe com as pessoas, mas a conotação mudou e não vemos mais isso como um símbolo de rebeldia... Talvez de hipocrisia!
    Parabéns aos jovens que querem ser e estar em algo melhor!
    Clark Lost, felicitações por esse excelente trabalho!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não vim aqui pra causar polêmica, mas embora não tenha formação, encontro-me melhor situado que alguns colegas "doutores". O sucesso não se limita a regras; há muitos caminhos para o topo - Caminhos honestos!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa matéria, parabéns! É a prova de que uma boa orientação, é determinante para o encaminhamento dos jovens, não só como profissionais, mas para a vida.

    ResponderExcluir

[LOCALIZADOR DE PÁGINAS]
Home Pagepg.63pg.62pg.61pg.60pg.59pg.58pg.57pg.56pg.55pg.54pg.53pg.52pg.51pg.50pg.49pg.48pg.47pg.46pg.45pg.44pg.43pg.42pg.41pg.40pg.39pg.38pg.37pg.36pg.35pg.34pg.33pg.32pg.31pg.30pg.29pg.28pg.27pg.26pg.25pg.24pg.23pg.22pg.21pg.20pg.19pg.18pg.17pg.16pg.15pg.14pg.13pg.12pg.11pg.10pg.09pg.08pg.07pg.06pg.05pg.04pg.03pg.02Last Page